Ceramista retrata em suas obras produção agrícola de Linhares

Entre as culturas, a preferida de Solenir é o cacau

Ceramista retrata em suas obras produção agrícola de Linhares

Onde a maioria das pessoas enxerga apenas plantações de cacau, mamão ou café, Solenir Roveda Ceolin (59), vê arte. A ceramista encontra em meio a produção destas e outras cultivares da agricultura de Linhares, inspiração para suas criações.

 

Fruteiras, boleiras, conjuntos para café, pratos decorativos, bowl, floreiras, pratos de pudim, de sobremesa e de bolo, entre outros, são pintados pela artista com flores, frutas, folhas, sementes e estampas que retratam as lavouras.

 

"Minha maior inspiração vem da natureza, e o agro é um dos segmentos que mais gosto. Poder expressar nas minhas peças as riquezas agrícolas da minha cidade, é muito bom. Olho para uma peça e já imagino a fruta, os galhos, a árvore, e tenho vontade de passar essas informações através dessas peças. Como é a colheita do cacau, do mamão, o ciclo de produção do café, desde o plantio até a colheita, tudo me inspira”, revela a artista.

 

Entre as culturas, a preferida de Solenir é o cacau. "Cacau me encanta. A amêndoa do cacau de Linhares já ganhou prêmio internacional, então nós precisamos valorizar as coisas da nossa terra, e poder fazer isso por meio das minhas peças, da minha arte, é uma satisfação muito grande”.

 

Solenir, que sempre foi comerciante e começou pintar em 2021, na pandemia, conta que para ajudar em seu processo criativo já foi ver de perto lavouras de cacau, mais de uma vez.

 

"Já visitei, é sempre uma ótima oportunidade para observar tudo. Como é a planta, formato dos frutos, o cultivo, enfim muita informação que posso ver em detalhes”.

 

Fonte: Site Conexão Safra





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA