Mar de esgoto toma conta do cartão postal Linha Verde, no bairro Lagoa do Meio; veja vídeo
Com a chuva, os bueiros transbordaram e todo o esgoto foi lançado na lagoa; mau cheiro toma conta do local.
Wednesday, 18 de November de 2015
Um encontro nada agradável e que transformou um dos cartões postais de Linhares num cenário degradante: o projeto Linha Verde, na Lagoa do Meio. Ali, um mar de esgoto vai de encontro com as águas da lagoa. E a situação ficou ainda pior na tarde desta terça-feira (17) com a pouca chuva que incidiu na cidade. Em poucos minutos os bueiros transbordaram e alguns trechos no entorno do local ficaram praticamente intransitáveis.
Os moradores lamentam a situação. E até conseguem suportar o mau cheiro com o vazamento do esgoto. Mas, o que eles não perdoam é ver os dejetos serem lançados diretamente na lagoa e presenciar cenas de peixes mortos e muitos tentando sobreviver buscando oxigênio fora dela. O problema, garantem os moradores, se arrasta. E nenhuma ação, nenhuma reunião com os moradores é feita para pelo menos explicar se há previsão para que ele seja minimizado.
Tereza Sartório e a filha Rosa caminham todos os dias na Linha Verde e lamentam ver um momento dedicado à saúde em cenas tão tristes. "Passa por cima do esgoto até que não é muito, a gente desvia. Mas, infelizmente a lagoa não consegue desviar deste esgoto. Peixes querendo respirar e nós moradores inertes, sem poder fazer nada. O cheiro é muito forte”, disse Rosa.
O Presidente da Associação de Moradores do bairro Lagoa do Meio, Marcelo Caliman, disse que já comunicou o fato a Prefeitura Municipal de Linhares, mas nada foi resolvido. "Nós já estivemos reunidos com representantes da prefeitura, mas nada foi feito. Para estar transbordando do jeito que está é porque há uma ligação errada entre a rede pluvial com a rede de esgoto sanitário e é isso que queremos que seja consertado”, argumentou.
Além da agressão ao meio ambiente registrada pelos moradores, Marcelo pontua outros problemas que são recorrentes no cartão postal: muito mato, sujeira e em diversos pontos a madeira que cerca a lagoa, está quebrada e pode causar risco aos frequentadores. E o pior: o cheiro forte de óleo diesel, que de acordo com Caliman, vem de oficinas mecânicas do bairro Três Barras, e que também caem na lagoa. "Nós falamos com a prefeitura, denunciamos e queremos uma solução para este crime ambiental que está acontecendo em Linhares”, reforçou.
O que diz a Prefeitura de Linhares
De acordo com a Prefeitura de Linhares, os vazamentos de esgoto acontecem porque há desníveis dentro da rede de esgoto construída na região. Para resolver o problema, será necessário instalar bombas em vários pontos de visitação da rede, para que o esgoto chegue sem vazamentos até uma elevatória no bairro Interlagos.
O projeto está sendo conduzido por meio de uma parceria entre SAAE e Secretaria de Obras. Sobre as manilhas na linha verde, o SAAE informa que, provavelmente, trata-se de esgoto clandestino. "A autarquia trabalha para identificar os responsáveis pelas ligações indevidas”, finalizou a Nota.