Diante do aumento dos casos de coqueluche em crianças menores de quatro anos no Espírito Santo, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Saúde, está vacinando todos os profissionais que atuam em instituições que prestam algum tipo de atendimento a crianças nesta faixa etária, de 0 a 4 anos de idade.
A medida abrange profissionais de hospitais, maternidades, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (Utip), Centros de Educação Infantil Municipal (Ceim), creches e hoteizinhos.
A vacina DTPa, que protege contra a doença, está disponível em todas nas 35 Unidades Básicas de Saúde dos bairros e interior do município. A vacinação será efetuada exclusivamente mediante a apresentação de comprovante empregatício, que ateste a vinculação do profissional a uma das instituições mencionadas.
Linhares tem até o momento, apenas um caso de coqueluche registrado, a medida, no entanto, visa conter a disseminação da doença, conforme explica a diretora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos.
"O nosso objetivo com esta ação é evitar que a coqueluche se espalhe entre as nossas crianças. É uma medida para proteger os pequenos. Pedimos que os profissionais que atuam com esse público procure uma unidade de saúde e se vacine, que nos ajude a conter a doença no município”, destaca a diretora.
A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, sempre das 07h30min às 16h. Para se vacinar é preciso levar um documento com foto e a carteirinha de vacinação.