Aos 83 anos de idade, a aposentada Isa Cardoso dos Santos, que mora no Estado do Paraná, sonha reencontrar a filha que deixou há aproximadamente 57 anos no município de Rio Bananal.
Erika Pontes, uma das netas de dona Isa, entrou em contato com a reportagem do Jornal Norte Capixaba pedindo ajuda para tentar realizar o sonho da avó. "Minha vó diz que não quer morrer sem antes encontrar sua filha”, disse Erika.
De acordo com o relato da neta, dona Isa é natural de Rio Bananal e saiu do município aos 26 anos de idade para acompanhar o marido, que foi trabalhar em uma usina na cidade de Maringá, no Paraná. O casal levou quatro de seus cinco filhos, deixando a mais nova, de apenas três anos, sob os cuidados da mãe de Isa, Helena Cardoso do Nascimento, em Rio Bananal.
O nome da menina seria Edinalva Cardoso dos Santos. Ela teria sido registrada pelos avós maternos, Helena Cardoso do Nascimento e Joaquim José dos Santos. Edinalva deve ter hoje aproximadamente 60 anos de idade.
Durante três anos, dona Isa continuou tendo contato com a família em Rio Bananal, por meio de cartas. Depois disso, ela não teve mais notícias. Isso foi na década de 1960. Eram tempos em que a comunicação era difícil, os recursos escassos e a distância muito grande.
Toda a família de dona Isa era de Rio Bananal. Além da filha, ela deixou na cidade o pai, a mãe e seis irmãos. A aposentada ainda guarda uma fotografia antiga do casamento de uma das irmãs, que se chamava Marita.
A neta de dona Isa disponibilizou um telefone para o possível contato com os familiares de dona Isa em Rio Bananal: (41) 99874-5318
Fonte: Jornal Norte Capixaba