Linhares inaugura Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal

Instrumento vai beneficiar a população com uma série de serviços essenciais

Linhares inaugura Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal
A Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento inaugurou, nessa quarta-feira (27), um Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal na Sala do Empreendedor de Linhares. A iniciativa é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Linhares e a Receita Federal e irá beneficiar a população com uma série de serviços essenciais. A Sala do Empreendedor funciona na sede da Secretaria Municipal de Modernização localizada no segundo andar do Sindicato Rural do Município, no centro da cidade.

 O PAV vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Não é necessário agendamento para ter acesso aos serviços oferecidos no Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal.

 Segundo o representante da Receita Federal do Brasil em Linhares, Eduardo Roelke, os PAVs são espaços estruturados para efetivar vários serviços oferecidos pela Receita Federal e pelo Portal e-CAC. No local também é possível realizar triagem, recepção de documentos e encaminhamento de demandas por processo digital.

 "Grande parte dos serviços prestados pela Receita Federal poderá ser realizada aqui no PAV, sem necessidade de agendamento", reforça o delegado.

 No PAV o cidadão realizará:

 * Abrir conta gov.br e elevar o nível;

* Inscrever, alterar ou regularizar CPF;

* Consultar pendências fiscais (Portal e-CAC);

* Cópia de declaração - Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e

Imóvel Rural (ITR) - (Portal e-CAC);

* Emissão de DARF ou GPS (Portal e-CAC);

* Emissão de comprovante de inscrição e situação cadastral de CPF;

* Protocolar pedidos de atualização e regularização de CPF não conclusivo

na internet;

* Outras orientações relativas a serviços prestados pela Receita Federal e

disponíveis na internet.

* Formalização e baixa do MEI, emissão de boleto do MEI

 A secretária municipal de Finanças de Linhares, Ana Rita Nico, ressalta que a parceria com a Receita Federal é um modelo de cooperação entre instituições que beneficiará principalmente quem mais precisa desse tipo de serviço. A secretária diz ainda que o PAV é uma ferramenta essencial para aproximar esse atendimento da população, especialmente daqueles que enfrentam dificuldades de locomoção, acesso à internet ou outros obstáculos.

 "O PAV chega para fomentar o acesso a esse tipo de serviço. Nossa equipe está preparada para realizar o atendimento, que será de suma importância para a população resolver suas pendências de forma prática. Essa colaboração demonstra como a união de esforços entre diferentes órgãos pode resultar em benefícios concretos para a população. É um trabalho integrado e estamos felizes com essa parceria", afirmou Ana Rita.









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