Uma jovem de Rio Bananal, atualmente com 25 anos de idade, sequestrada no município quando ainda era uma adolescente, foi libertada na manhã desta sexta-feira (20), em uma ação da Polícia Civil, na zona rural de Jucuruçu, cidade do sul da Bahia, distante cerca de 450 quilômetros de Rio Bananal, onde ela era mantida em cárcere privado por um homem de 43 anos, identificado como Adenilson Lima da Silva, que conseguiu fugir do local no momento da chegada dos policiais. A identidade da jovem foi preservada.
Durante quase 10 anos, a moça viveu aprisionada, sob as ameaças do criminoso, desde que foi levada de Rio Bananal no ano de 2015. Apesar das buscas da família e da polícia, ela não foi encontrada, até esta sexta-feira.
O seu paradeiro só foi localizado porque a própria jovem conseguiu entrar em contato com a família, por meio de uma rede social, e pedir socorro. A operação resgate da Polícia Civil, conforme relatou o delegado Fabrício Lucindo, foi realizada em integração com o Ministério Público, através da Promotoria de Justiça de Rio Bananal. O pai da vítima acompanhou a ação dos policiais na cidade baiana.
Ao ser resgatada, a jovem chorou muito e foi amparada pelo pai. Na casa em precárias condições onde ela era mantida em cativeiro, a Polícia encontrou várias armas e munição, incluindo uma espingarda caseira calibre 12 e um revólver calibre 38.
Em depoimento à Polícia, a moça contou que viveu em cárcere privado com o agressor durante três anos em Vitória e que também passaram um tempo em um acampamento de sem-terra. Na casa onde foi libertada, na Bahia, ela estava desde 2018.
Durante todo esse tempo, a jovem relatou que foi abusada sexualmente pelo criminoso e chegou a ter um filho, que morreu 21 dias após o nascimento. Ele ainda a impedia de frequentar a escola e, quando saia, a mantinha trancada em casa.
A Polícia segue à procura do sequestrador Adenilson Lima da Silva, que está foragido. Qualquer informação sobre o paradeiro do criminoso pode ser passada ao disque-denúncia 181.