Prefeitura de Linhares disponibiliza 180 pontos para coleta de resíduos recicláveis

Os Pontos de Entrega Voluntária estão localizados nas unidades de ensino, unidades de saúde, supermercados, hospitais e empresas privadas.

Prefeitura de Linhares disponibiliza 180 pontos para coleta de resíduos recicláveis

A Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Obras e Serviços Urbanos, disponibiliza aos cidadãos o serviço de coleta seletiva no município. Ao todo são 180 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), para o recolhimento de resíduos recicláveis, instalados nos bairros da sede e no interior.

Os pontos estão localizados nas unidades de ensino, unidades de saúde, supermercados, hospitais e empresas privadas. Somente no primeiro semestre deste ano foram recolhidas em torno de 140 toneladas de material reciclável, sendo a maior parte formada por papelão e papel.

"Essa ação é fundamental para o meio ambiente, pois gera economia de energia, reduz desperdício e o consumo de matéria-prima, além de garantir a destinação correta dos resíduos, aumentando sua vida útil”, destaca a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Aline Fernandes.

Além do benefício ambiental, a coleta seletiva gera emprego e renda. Todo o material reciclável é recolhido pela EPPO, empresa responsável pela limpeza urbana, contratada através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semob) é enviado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Linhares (ACARLI) para triagem.

Separação do material orgânico do reciclável

O processo de separação do material reciclável, para coleta, é bem simples: requer dos moradores apenas a remoção do material orgânico e rejeitos (alimentos, cascas de legumes, verduras e frutas; lixo de banheiro, fraldas, entre outros) dos materiais secos como vidros, papéis, plásticos e metais.

O material reciclável (lixo seco) deve ser acondicionado em sacos plásticos e enviados a um PEV mais próximo de sua residência, ou até a ACARLI, localizada na Avenida Filogônio Peixoto, nº 905, bairro Aviso.

Enquanto a coleta do lixo úmido (orgânico e não reciclável) é realizada normalmente pelo caminhão coletor compactador ou contêineres instalados em pontos estratégicos do município, não havendo nenhuma alteração na rotina de recolhimento.

Para saber onde há um PEV mais próximo, basta acessar o site www.rotadareciclagem.com.br. Outras dúvidas sobre a coleta seletiva podem ser sanadas através do telefone (27) 3372-2117, 3372-2067.

LIXO SECO (Recicláveis)

– Papéis em geral: papel, papelão, revistas, cadernos, folhas soltas, etc;

– Embalagens Tetra Pak: caixas de leite, de leite condensado, creme de leite, embalagem de pizza, etc;

– Plásticos em geral: garrafas PET, sacos, sacolas, embalagens, brinquedos quebrados, utensílios domésticos, etc;

– Vidros: copos, garrafas, frascos de vidro, garrafões, etc. Obs.: os objetos quebrados devem estar embalados e identificados;

– Isopor: isopor de embalagens de eletrodomésticos, bandejas de frutas, marmitex, copos de isopor

– Metais: latas em geral, alumínio, cobre, ferro em geral, pequenas sucatas.

Obs: Todo material deve ser lavado antes de ser descartado.

LIXO ÚMIDO (Orgânico e não reciclável)

– Restos de comida;

– Borra de café;

– Dejetos;

– Pelos e penas de animais;

– Aparo de grama e poda de árvore.

REJEITOS

– Sujeira de cinzeiro;

– Varrição;

– Papel higiênico, fralda descartável e absorvente;

– Papel de gordura;

– Papel de fax, carbono, plastificado e fotográfico.

PASSÍVEIS DE COMPOSTAGEM

– Cascas de frutas e legumes;

– Folhas de verduras;

– Cascas de ovos.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA