Vacinação antirrábica acontece nas Unidades de Saúde de Bagueira e Humaitá

O Dia D de Vacinação contra a doença está previsto o próximo dia 23 de outubro, e acontece nos postos de vacinação dos bairros da sede

Vacinação antirrábica acontece nas Unidades de Saúde de Bagueira e Humaitá

Nesta semana, as equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde de Linhares, estarão nas Unidades Básicas de Saúde de Bagueira e Humaitá para realizar a vacinação de cães e gatos contra a raiva animal. Desde o início da campanha, já foram vacinados mais de 3 mil animais.

De acordo com o calendário de vacinação, nesta quinta (19) e sexta-feira (20), das 7 às 10 horas, a ação será realizada nos distritos de Bagueira e Humaitá, respectivamente.

O assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, reforça que as equipes também continuam passando de casa em casa, sítios e fazendas das regiões de Japira e Humaitá para imunizar os cães e gatos dessas localidades. Desde o início da campanha, já foram vacinados mais de 3 mil animais.

"Seguimos avançando com a vacinação e nossas equipes estão vacinando cerca de 500 animais por semana nas regiões do interior. Estamos superando as metas previstas com o objetivo de atender aqueles que não conseguem se deslocar à sede do município para a vacinação”.

Ainda, conforme Lubiana, o Dia D de Vacinação contra a doença está previsto o próximo dia 23 de outubro, e acontece nos postos de vacinação dos bairros da sede. Na ocasião devem ser imunizados cerca de 30 mil animais, entre cães e gatos.

São vacinados cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. As fêmeas, que estejam prenhes ou amamentando, também podem ser vacinadas. Animais doentes ou em tratamento não devem ser vacinados e os proprietários devem apresentar a carteira de vacinação e, caso ainda não a tenha, receberão uma no ato da imunização.

 Vacinação na sede

Moradores da sede do município, que pretendem imunizar seu animal de estimação, podem se dirigir à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), no bairro Três Barras. O atendimento acontece de terça a quinta-feira, das 7h30 às 16 horas. Não é mais necessário realizar agendamento.

"A distribuição da vacina foi normalizada pelo Ministério da Saúde permitindo a realização da campanha em todo o município. Com isto, não se faz necessário o agendamento. Basta se dirigir à Unidade de Vigilância no horário de atendimento. Em razão da pandemia, pedimos a todos que evitem aglomerações e usem máscara”, diz a veterinária e responsável técnica da UVZ, Marcelle de Almeida Amaral.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA