Alerta: apenas 24% do público-alvo se vacinou contra gripe até o momento em Linhares

Após dia D, vacinação continua em todas as salas de vacinação do município

Alerta: apenas 24% do público-alvo se vacinou contra gripe até o momento em Linhares
Um mês após o início da campanha nacional contra a Inlfuenza (gripe) apenas 24% do grupo prioritário se vacinou contra a doença em Linhares. Das 45.830 pessoas que fazem parte desse grupo, apenas 11.175 compareceram às unidades de saúde para receber o imunizante, até o momento. 

Entre os idosos, grupo com maior número de pessoas entre os grupos prioritários, 21.349, no total, apenas 33% receberam a vacina. Já as crianças de 6 meses até 5 anos, segundo maior grupo, apenas 2.584, dos 15. 441, foram imunizadas. 

A diretoria de Vigilância Epidemiológica, Jackelene Ramos, alerta para importância da vacina. "A vacina evita que crianças e idosos, assim como todos os grupos prioritários, evoluam de uma forma simples da influenza para formas mais graves, evita internações e até mesmo o óbito. É muito importante que as pessoas se vacinem para que doenças respiratórias mais simples não se compliquem” 

A diretora pontuou os esforços feitos pela Secretaria de Saúde para que todo público-alvo receba o imunizante. "Nós temos trabalhado para que a cobertura aumente e a população seja atendida. Estamos com as salas de vacina funcionando das 17 às 21h, nas Unidades Básicas de Saúde que tem horário estendido, atendimento estratégico aos sábados, na USL, além de promover campanhas em todos os hospitais, para atender os profissionais de saúde”. 

Horário estendido  

Nas Unidades de Saúde de Bebedouro, Planalto e do Caic, no bairro Interlagos, as salas de imunização funcionam das 7h30 às 20h, de segunda a quarta-feira. Nos demais dias das 7h30 às 16h.

Mutirões aos sábados até final de maio

A Unidade Sanitária de Linhares (USL), (antigo hospital Talma), funciona todos os sábados, das 8 às 12h, para vacinação, tanto da gripe, quanto da Covid-19, até o dia 27 de maio. Também não é necessário fazer agendamento.

Grupos prioritários para vacina da gripe

Os grupos prioritários para vacinação contra a influenza são formados por crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com comorbidades, adolescentes em medidas socioeducativas e população privada de liberdade, funcionários do sistema carcerário, professores, forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbanos e de longo curso e trabalhadores portuários.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA