Pouco mais de um ano depois, o buda gigante, localizado às margens da BR 101, em Ibiraçu, ficou pronto. No último fim de semana, muitos capixabas aproveitaram para conhecer o mais novo ponto turístico do Estado.
A conclusão da obra, prevista para ser entregue no começo do ano, sofreu atraso por conta da pandemia do novo coronavírus. Também por causa da pandemia,. a inaguração oficial só vai acontecer em abril 2021 e contará com a presença de monges do Japão.
De acordo com o monge Daiju Bitti, abade do mosteiro zen budista, o monumento recebe cerca de 5 mil visitantes por semana. Satisfeito com a obra, ele afirmou que a ideia era que o "Grande Buda” – como o monumento é chamado – fosse inaugurado em junho, mas a cerimônia precisou ser adiada por medidas de segurança.
O Buda Gigante está instalado na Praça Torii, ao lado de outros 15 budas menores, e tem acesso livre aos visitantes. Com mais de 30 metros de altura, o "Grande Buda” tem o mesmo tamanho do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e é considerado o maior buda do mundo ocidental.
Fonte: A Gazeta