Investir em qualificação é o ponto de partida para quem está procurando emprego, deseja se atualizar ou quer abrir seu próprio negócio. Entre as opções que possibilitam o ingresso no mercado de trabalho, fazer um curso técnico profissionalizante pode ser a alternativa mais rápida para encurtar o caminho entre o estudo e o emprego. Em todo o país, 80% dos alunos que optam por um curso técnico já saem da sala de aula direto para a prática da profissão.
Conectada a esta realidade, a Escola Técnica de Linhares (Cetec) está com as matrículas abertas para interessados em fazer sete cursos técnicos: Administração, Automação Industrial, Enfermagem, Eletrotécnica, Mecânica, Segurança do Trabalho, além da novidade para 2021, o curso técnico em Contabilidade. Até o dia 23 de dezembro o Cetec oferta a primeira mensalidade (referente à matrícula) pelo valor de R$ 150. Os cursos técnicos do Cetec têm duração de 14 a 24 meses e são ofertados nos turnos da manhã e noite.
Para se matricular é necessário que o candidato compareça à secretaria do Cetec, na Avenida João Felipe Calmon, 1187, no centro, ao lado do Hospital Rio Doce, das 8h às 11h30min e das 17h às 21 horas, de segunda a quinta-feira; e das 8 às 11h30min, às sextas-feiras. O telefone de informações é o 3151 8888 ou o 27 99287 0855.
Além do valor promocional da primeira mensalidade, o Cetec concede descontos entre 20 e 30% para os alunos que pagam as mensalidades também até o dia 7 de cada mês.
"Cada vez mais o mercado de trabalho exige capacitação e novos conhecimentos. Ir atrás destes diferenciais fazem a diferença na hora de buscar um emprego. Os cursos técnicos do Cetec são a aposta para a entrada rápida no mercado de trabalho. Entre as vantagens desse tipo de qualificação que tem se destacado na economia está o baixo investimento em um curto espaço de tempo, além da excelente infraestrutura do Cetec que é a melhor de toda a região norte do Estado”, destaca o coordenador dos cursos técnicos da área industrial, Cezar Francisco Bolonini.
Além das salas de aula convencionais, o Cetec conta ainda com serviço de recursos tecnológicos de educação (reprografia e audiovisual), biblioteca e modernos laboratórios para cada curso.
Cetec na Pandemia
Para evitar a disseminação do vírus entre estudantes e docentes, o Cetec adotou um protocolo sanitário que prevê alterações nas salas de aula, recomendações de distanciamento social, e alteração em algumas questões pedagógicas, como a alternância entre as aulas presenciais e de forma remota.
Além disso, o Cetec instalou dispensers de álcool em gel em todas as dependências da escola e o uso de máscara é obrigatório em todos os ambientes da escola.
O formato de educação remota adotado pelo Cetec é eficaz e traz benefícios pedagógicos aos alunos, principalmente quando se relaciona a educação ao formato de ensino e aprendizagem atualizado.
"Nossos professores recebem constantes treinamentos, através de lives e tutoriais disponíveis em nossas plataformas, para aprimorarem ainda mais sua habilidade com as técnicas modernas de educação”, destacou Maria Cipriano, supervisora pedagógica do Cetec.
Em caso de contaminação
O protocolo aponta ainda os procedimentos que devem ser adotados caso alunos, professores ou funcionários sintam sintomas relacionados com o novo coronavírus, um risco que deve ser considerado e informado à comunidade escolar para que todos compreendam a reação adequada nesses episódios.
Caso o estudante ou profissional apresente sintomas é preciso informar a comunidade escolar e, caso os sintomas apareçam durante o horário de funcionamento da escola, a pessoa deve ser encaminhada a um espaço previamente reservado. A orientação é que a família tenha ciência de que deverá retirar o aluno da escola com urgência e encaminhá-lo ao sistema de saúde para os primeiros cuidados.