O mês de junho se despede de 2020 com a formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical que pode atingir algumas cidades do sul do Espírito Santo nesta quinta-feira (02). Chamado de "ciclone bomba", o fenômeno pode trazer chuva e derrubar a temperatura nessas cidades, de acordo com o Instituto Climatempo.
O instituto explica que os ciclones de forma geral são áreas de baixa pressão atmosférica. Um ciclone é chamado de "ciclone bomba" quando a pressão atmosférica no seu centro cai consideravelmente (24 hPa) em um período de 24 horas. Então, essa expressão existe e está ligada a esta situação de atenção, para queda acentuada da pressão em curto período de tempo.
Ao longo desta quarta-feira (1º), o ciclone e a frente fria avançam sobre as Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e provocam chuvas em praticamente todas as áreas dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
Já na quinta-feira (2), a frente fria avança no mar e o ar frio continua pelo interior do Brasil fazendo a temperatura baixar em mais áreas do Sudeste. De acordo com o instituto, a chuva chega ao Espírito Santo, mas ocorre apenas na região Sul.
Incaper prevê chuva fraca para todo o Estado
Já o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em previsão publicada no site, diz que na quinta-feira todo o Estado pode ter mudanças nas condições do tempo com a passagem da frente fria e que a previsão é de chuva fraca em todas as regiões capixabas.
Segundo o Incaper, "são esperadas algumas aberturas de sol e um menor volume de chuvas apenas em alguns trechos das regiões Norte e Noroeste do Estado. Os ventos sopram como moderada intensidade pelo litoral, podendo ocorrer algumas rajadas entre o litoral sul e o metropolitano”.
Fonte: Tribuna Online