O Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel), realiza no próximo sábado (09), e no primeiro sábado de dezembro, dia 7, uma ação de conscientização contra a violência focada na importância da utilização do serviço da Segurança Pública Disque-denúncia (181) pela população. Nos dois dias, a programação acontece de 8h às 12h, no cruzamento da rua capitão José Maria com avenida Comendador Rafael, esquina do mercado municipal, no centro de Linhares.
O evento conta com o apoio das forças de segurança integradas pelas polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Polícia Científica, Polícia Rodoviária Federal, Tiro de Guerra e Guarda Civil Municipal. Haverá distribuição de panfletos sobre a conscientização do acionamento do número 181 e outras orientações com vistas à diminuição da criminalidade no município, e ainda como a população pode colaborar no serviço que é prestado pelo Consel.
Para o presidente do Conselho Interativo de Segurança de Linhares, Edval Sant’Ana, as pessoas precisam conhecer e fazer uso do disque-denúncia. "A participação da população, da sociedade civil organizada, a utilização do Disque-denúncia demonstra a disposição das pessoas de bem em não mais aceitar a impunidade e a omissão. Então, graças às suas informações, a atividade criminosa tende a cair, a prática do mal se enfraquece”, reforça.
Disque 181 - o sigilo é absoluto
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), a principal característica do serviço Disque-Denúncia (181) é manter o anonimato de quem denuncia. Através deste número, a população pode denunciar qualquer tipo de irregularidade, ilegalidade ou repassar informações que ajudem as polícias na elucidação de crimes.
Ainda conforme a Sesp, o Disque-denúncia (181) bate recorde de ligações a cada mês. Isso demonstra a credibilidade da população em relação ao serviço que ajuda as autoridades policiais a combater o crime, além de contribuir com a integração entre os cidadãos e a polícia.