Escola do Interlagos conquista Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2023 pelo terceiro ano consecutivo

A diretora da escola, Eliana Francisca dos Santos, explicou que o projeto foi desenvolvido pelos estudantes do 1° ano e 4° ano e teve como principal enfoque a sustentabilidade ecológica dos sistemas de produção, ensinando formas de produzir alimentos saudáveis, sem descuidar das águas

Escola do Interlagos conquista Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2023 pelo terceiro ano consecutivo
Pelo terceiro ano consecutivo, a Emef Antonio Fernandes de Almeida, no bairro Interlagos, conquistou o primeiro lugar na categoria Escola Ensino Fundamental, no Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2023, promovido pela Rede Gazeta. O projeto inscrito foi "Agroecologia: o futuro está em nossas mãos”. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (19/10).

A diretora da escola, Eliana Francisca dos Santos, explicou que o projeto foi desenvolvido pelos estudantes do 1° ano e 4° ano e teve como principal enfoque a sustentabilidade ecológica dos sistemas de produção, ensinando formas de produzir alimentos saudáveis, sem descuidar das águas, mantendo a vida nos solos, preservando espécies de plantas e microrganismos.

Dentre as ações realizadas durante o projeto podemos destacar o Brechó da Sustentabilidade em que foram reaproveitados e reformados objetos que seriam jogados no lixo. A horta da escola também passou por revitalização, sendo construída de forma suspensa e incluindo plantas medicinais e plantas repelentes de pragas e insetos. Esta horta se tornou um laboratório vivo para trabalhos com alunos especiais, envolvendo os cinco sentidos.

"Alegria para nossa escola ter, mais uma vez, o nosso projeto, que é fruto de um trabalho que começou em 2019, e foi ao longo dos anos sendo reestruturado, ser reconhecido. Este ano, ele segue ainda mais reestruturado. Essa premiação expressa nossa alegria e dedicação de toda a equipe escolar, estudantes e parceiros que abraçaram esse projeto que ultrapassa os muros da escola”, disse a diretora.

O projeto "Agroecologia: o futuro está em nossas mãos” foi coordenado pelas professoras Fabiana Honorato, Janícia Braga Narciso e Noemi de Lima Sobreiro, envolvendo todos os servidores.

A secretária de Educação de Linhares, Maria da Penha Valani Giuriato, também prestigiou a premiação e comentou sobre a importância desse reconhecimento. "É uma satisfação e motivo de alegria para a rede municipal ter um projeto premiado no segmento escolar. O projeto evidencia o relevante trabalho, desenvolvido a longo prazo, consistente nas questões ambientais que envolvem professores, equipe escolar e comunidade e está impactando a formação de novas consciências”, comentou a secretária.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA