A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) vai abrir três editais para processo seletivo para contratar profissionais em Designação Temporária (DT): licenciatura (habilitados), educação profissional e educação no campo (pedagogia da alternância). As inscrições começam nesta sexta-feira (04) e seguem até o dia 14 de dezembro no site:
http://www.educacao.es.gov.br. O processo de seleção contará apenas com uma etapa, a avaliação de títulos. A remuneração inicial é de R$ 1.980,55 e pode chegar até R$ 3.554,92. A carga horária de 25 horas semanais.
Os candidatos poderão fazer até duas inscrições por edital. Os selecionados serão convocados antes do início do ano letivo, marcado para o dia 15 de fevereiro. Segundo o secretário estadual de Educação, Haroldo Rocha, a seleção visa a preencher cadastro de reserva que será acionado de acordo com a necessidade da Sedu. A expectativa de Rocha é que sejam recebidas mais de 120 mil inscrições. Os contratos serão de um ano. Ao todo, 12,9 mil professores da rede estadual de ensino são temporários.
Devido ao elevado número de diplomas falsos recebidos na última seleção, os critérios este ano sofrerão alteração. "O candidato fará a inscrição pela internet e a comprovação será feita pela documentação entregue no momento da posse. No entanto, ao se inscrever, ele terá que informar a instituição, o curso e a data que fez a qualificação. As informações farão parte de um relatório, que passarão por uma confirmação de autenticidade”, explicou o secretário.
Outra novidade deste ano, de acordo com Rocha, é que os DT’s que atuam há oito meses pelo menos, passarão por um processo de avaliação. "Serão 19 itens, que vai de comportamento até o processo pedagógico. Os que forem bem avaliados serão contratados para o próximo ano. A ideia com este critério é garantir a manutenção da equipe. "Queremos professores que se entreguem às atividades da escola”.
A partir da seleção do ano que vem, os contratos passarão a ser de 24 meses, podendo ser renovado por mais 24, No entanto, os professores passarão por uma avaliação manual. Também a partir de 2016, os candidatos, além da avaliação de títulos serão submetidos a prova prática.