A fabricação de chocolates finos a partir de amêndoas de cacau especiais, produzidas nas lavouras de algumas fazendas do interior de Linhares, tornou-se um atrativo a mais no agronegócio da região ao agregar valor à atividade cacaueira que teve início na região há mais de um século.
Embora o cacaueiro tenha sido introduzido no Espírito Santo em 1880, o seu cultivo foi desencadeado a partir de 1917, quando chegaram a Linhares os produtores de cacau da Bahia. Atualmente, o município possui quase 20 mil hectares – uma área que equivale a cerca de 20 mil campos de futebol – cultivados com lavouras de cacau, sob a sombra da Mata Atlântica nativa.
Essa extensa área verde coberta com plantações de cacau associada à mata nativa raleada, técnica conhecida como cabruca, proporcionou ao município ser um grande produtor e tornar-se o paraíso para os apaixonados pelos chocolates finos. A guloseima, feita a partir das amêndoas selecionadas – que ganharam grande valor agregado, devido à qualidade da matéria prima usada na fabricação – passou a ser apreciada em todo o estado, no Brasil e já começa a ganhar o mundo.
Entre os mais de 400 produtores cadastrados na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), entidade que coordena a atividade na região, está o produtor Emir de Macedo Gomes Filho, proprietário da Fazenda São Luiz, com suas amêndoas de cacau já selecionadas entre as 50 melhores do mundo.
Ele conta que em 2013 começou a produzir o chocolate gourmet. Acrescentou que, após o preparo especial, essas amêndoas são transportadas para uma fábrica de Salvador (BA) e retornam em forma de chocolates finos, embalados na sede da propriedade, localizada na região de Povoação.
"No início, comecei com a produção de 20 quilos do Chocolate São Luiz, feito sob encomenda. Em 2016, profissionalizei a produção e passei a levar para Salvador 140 quilos de amêndoas. Diversifiquei a minha linha e, hoje, o Chocolate Terra Cacau possui nova logomarca e uma identidade visual diferente. Agora, tenho uma produção bem maior, distribuída em vários municípios capixabas e em mais de 300 pontos de venda no Estado”, comentou Emir Filho.
Negócios atrativos com cacau e chocolate
O município de Linhares também é berço da loja especializada na venda de chocolates finos, a Espírito Cacau, do produtor e empresário Paulo Gonçalves, que já ganhou prêmios internacionais pela qualidade das amêndoas extraídas na Fazenda Ceará.
Foram essas amêndoas que o levaram à fabricação do chocolate gourmet que também alcançou sucesso internacional, sendo exportado para os Estados Unidos. As amêndoas especiais são preparadas na Fazenda Ceará, também localizada na região de Povoação, e levadas para uma fábrica na grande Vitória, onde são transformadas em chocolates finos, tipo exportação.
Para chegar ao primor em qualidade, Paulo Gonçalves informou que se apoiou em pesquisas com equipes próprias, além de parcerias com o Serviço Nacional da Indústria de Marília (SP), Universidade de Londrina e com uma fábrica belga especializada na produção de chocolates finos. Ele conta ainda que seus chocolates são vendidos na Loja Conceito da Espírito Cacau, em Vila Velha, e em postos de vendas na Grande Vitória.
"É um produto destinado às classes A e B, pois tem um valor maior, devido ao uso do cacau fino, manteiga e açúcar. Tem maior aromaticidade e sabor, além de não conter gordura hidrogenada”, explicou.
Fonte: Correio do Estado