Linhares poderá ter segunda ponte sobre o rio Doce

Comissão de Viação e Transportes aprovou requerimento de audiência pública do deputado Evair de Melo para tratar o tema

Linhares poderá ter segunda ponte sobre o rio Doce
Devido à sua importância estratégica e urgente necessidade, o projeto de construção da segunda ponte sobre o Rio Doce, no município de Linhares, será apresentado e discutido em audiência pública a ser realizada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, em dia e horário ainda a serem definidos. O pedido para este debate é de iniciativa do vice-líder do Governo Bolsonaro na Casa, deputado Evair de Melo, autor do requerimento aprovado na última quarta-feira (29), pelos membros da comissão, durante reunião de colegiado.


No requerimento, Evair solicita que a Comissão de Viação e Transportes convide, para discutir o projeto da nova ponte de Linhares, representantes dos seguintes órgãos públicos: Prefeitura Municipal de Linhares; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IcmBio); Concessionária Eco-101; e Ministério da Infraestrutura. A data da audiência pública ainda será divulgada pela comissão, mas é provável que aconteça na primeira quinzena do mês de agosto.


Gargalo logístico

"A construção da segunda ponte sobre o Rio Doce, em Linhares, é uma demanda urgente e muito necessária para o desenvolvimento socioeconômico do município, da Região Norte do Espírito Santo e de todo o Brasil. Com a interdição da ponte Getúlio Vargas em 2009, devido a problemas em sua estrutura, Linhares hoje conta com apenas uma travessia interligando o Norte capixaba ao litoral, à região metropolitana e ao Sul do Estado. E se esta passagem, que é a única existente, precisar ser bloqueada por algum motivo – por causa de acidentes, por exemplo – os usuários serão forçados a percorrer um trajeto de aproximadamente 100 km para continuarem seguindo viagem”, salientou Evair de Melo.


O deputado destacou, ainda, a extrema necessidade de envolver a sociedade nesta discussão sobre o projeto da segunda ponte de Linhares, para que todos os gargalos sejam superados com agilidade e para que a obra faça parte do planejamento do projeto de concessão de duplicação do trecho Norte da BR-101.

"Esta nova ponte abrirá uma série de oportunidades não apenas para Linhares, mas para todo o norte capixaba e outros Estados, uma vez que a via faz parte da principal rota de transporte rodoviário e de escoamento de cargas e produtos do Brasil, o que justifica a adoção de medidas pontuais para agilizar a elaboração, execução e conclusão deste projeto”, finalizou Evair.
 
Fonte: Correio do Estado




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA