Cerca de 40 ovos de tartaruga eclodiram na areia da praia do Pontal do Ipiranga na noite dessa quarta-feira (8). Quem percebeu a eclosão dos ovos foi a estudante Ana Tereza, que estava com a família curtindo a primeira noite do Luau Elétrico de 2020.
Atraídas pela luminosidade, elas foram em direção ao palco onde acontecia o evento. A família da estudante fez o correto: acionou os responsáveis pelo projeto Tamar que atua no balneário. Eles recolheram os filhotes para a soltura no mar.
Segundo o biólogo e executor da base do Projeto Tamar em Pontal do Ipiranga, Ciro Jardel Bergamo, os 48 filhotes são da espécie cabeçuda (Caretta caretta) e fazem parte do ninho de onde eclodiu um total de 97 filhotes. Todas as tartarugas recolhidas foram encaminhadas ao mar.
"Nós as liberamos no mar, pois estavam desorientadas devido à luz artificial da praia, o que chamamos de fotopoluição. Os filhotes são atraídos pela claridade e tomam caminho contrário ao do mar, seguindo em direção aos postes de iluminação pública. Por isso é muito importante o apoio da comunidade, como foi nesse caso, de estar ajudando a levar os filhotes para o mar”, disse.
O biólogo orienta a população a evitar a incidência de luz artificial sobre os filhotes de tartaruga, a exemplo da iluminação através de aparelhos celulares e lanternas. A medida evita que os filhotes se desorientem.
"Nesse período do verão ocorre a desova das tartarugas, que seguem para o mar. E a interferência da iluminação pode deslocar esses filhotes. Por isso é importante que a população acione os órgãos ambientais responsáveis para auxiliá-los nesse processo. Além de evitar a incidência de iluminação sobre as tartarugas, é importante que as pessoas evitem manuseá-las”, completou o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli.
Soltura de tartarugas nas praias de Linhares
No último dia 4, teve início a temporada de soltura de filhotes de tartarugas marinhas na praia de Pontal do Ipiranga. Além da tradicional programação de verão, a soltura também entra no calendário de eventos dos balneários de Regência e Povoação como forma de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.
A atividade é uma atração à parte para as famílias e, principalmente, para as crianças que curtem as praias de Linhares nesta estação do ano, e é sempre realizada na fase reprodutiva, que ocorre entre os meses de novembro a março, enquanto as tartarugas reabilitadas são entregues ao habitat natural durante todo o ano.
A soltura de tartarugas marinhas é realizada pelo Projeto Tamar, que contribui para a recuperação de quatro espécies de tartarugas: tartaruga-oliva, tartaruga-de-pente, tartaruga-cabeçuda e tartaruga-de-couro. O litoral de Linhares é berçário das tartarugas da espécie cabeçuda (Caretta caretta).