Os alunos Luiz Fernando Alfrediano, Wallef Marques, Juliana Ferreira, Thalita de Souza Barbosa e Rosália Rocha, que integram o grupo da Sociedade de Debates da Faceli, vem conquistando importantes resultados nos principais campeonatos de oratória do país. Ambos os membros são estudantes do curso de Direito na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli).
Rosália, por exemplo, esteve entre as finalistas do II Campeonato Feminino de Oratória, promovido pelo Núcleo Feminino de Debates Maria Curupaiti. Já Luiz Fernando, esteve entre os finalistas do Campeonato de Oratória da Sociedade de Debates da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
"Estamos muito felizes com o resultado. Nosso objetivo é continuar crescendo e se organizando para ser uma sociedade de debates referência no Espírito Santo e no Brasil, além de promover, por intermédio do debate e dos princípios que o norteiam, a difusão da cultura do diálogo nos níveis básicos de educação e na instituição”, comentaram.
A ideia de criar a Sociedade de Debates da Faceli surgiu há três meses pelos alunos do curso de Direito da instituição com a finalidade de desenvolver a oratória e capacidades argumentativas dos seus membros, reconhecendo e desenvolvendo habilidades como a lógica argumentativa, dialética, oratória e linguagem corporal envolvidas em um debate, bem como aplicá-las na prática. A iniciativa conta com o apoio da Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faceli.
O diretor presidente da Fundação Faceli, Robson Guimarães do Valle, aprovou a iniciativa. "Iniciativas como esta garante inúmeros benefícios na carreira profissional, pois possibilitam que mais jovens conheçam as técnicas e métodos que sustentem argumentações e debates de forma consistente e criteriosa. Dessa forma, a Sociedade de Debates Faceli é importante não só para os acadêmicos do curso de Direito, mas para todos os nossos alunos e de qualquer formação profissional. A Fundação Faceli está à disposição para prestar total apoio aos envolvidos do projeto”, afirmou.