Mudanças na Pitágoras: universitários iniciam manifestação no início da noite

Eles anunciam possível bloqueio no trecho da BR-101 que fica próximo à Universidade

Mudanças na Pitágoras: universitários iniciam manifestação no início da noite

Uma manifestação qualificada como um “ato pacífico” começa na noite desta quarta-feira (26), na Faculdade Pitágoras de Linhares, e o movimento se estenderá até a próxima sexta-feira.

Cerca de 600 alunos da instituição estarão munidos de cartazes, nariz de palhaço e sabão em pó, produto que terá ação alusiva à frase que teria sido dita por um representante da Diretoria Regional. Ele teria comparado o comércio da Educação ao da venda de sabão em pó.

As informações foram passadas para o SITE DE LINHARES através de e-mail e telefone celular, e o motivo do protesto são supostas mudanças anunciadas pela referida instituição de ensino privado, todas contrárias aos objetivos dos alunos.

De acordo com a universitária Camila Montovani, as mudanças na carga horária representam uma redução para o mínimo permitido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). “São 20% de aulas à distância obrigatoriamente e permanência das altas mensalidades. Todas essas mudanças caracterizam quebra de contrato com os alunos, pois não fomos consultados sobre essas mudanças, apenas comunicados e só”, explica a universitária no teor do e-mail.

O motivo das mudanças, ainda de acordo com o texto do e-mail recebido, seria a compra do Grupo IUNI pelo Grupo Kroton (Pitágoras), onde teria sido assumida uma dívida de R$ 150 milhões. “Agora querem redução dos custos esquecendo que os alunos custeiam toda essa estrutura. Nos campus de Belo Horizonte, Ipatinga e Rio de Janeiro também houve manifestações, bem como, greve dos professores e paralisação das aulas. Contamos com a presença do site para ajudar a divulgar essa falta de consideração com os alunos. Também há possibilidade de manifestação de todos os campus do Brasil nos mesmos dias e horários, bem como, interdição da BR-101, próximo a faculdade nos últimos dias de manifestação. Os alunos estão se organizando firmemente a fim de abrir Ação Civil Pública junto ao Ministério Público, o que ocorrerá o mais breve possível, estamos ainda em fase de recolhimento dos nomes e documentos dos alunos”, concluiu a universitária.

A manifestação está prevista para começar às 19h30min e o assunto é tema na comunidade de Linhares no site de relacionamento Orkut.

Nós tentamos falar com a diretoria da Instituição, mas a informação é que a pessoa que pode falar sobre o assunto não estava presente no momento.

 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA