Um vídeo que mostra uma piranha – peixe carnívoro de água doce – mordendo lacres de uma rede de pesca em um valão em Linhares, viralizou no mundo inteiro. A publicação, postada em uma rede social, foi feita no final de abril e já conta com mais de 230 milhões de visualizações.
Nas imagens, o produtor de conteúdo Ray Guati pega uma piranha com as mãos e coloca os dentes do peixe próximo a um lacre de plástico preso em um corrimão metálico. Assim que encosta a boca do animal, o peixe corta os três lacres rapidamente. Depois, ele é devolvido para a água.
Ray e a outra pessoa que está filmando brincam sobre a "utilidade" do peixe. O vídeo foi feito em parceria com outra página de pesca, conhecida como Jaguaré Pescas. "Deixei os lacres para cortar com piranha. Não usa alicate mais não. 'Cê' tá doido", comenta uma pessoa no vídeo.
A publicação já tem mais de 17 mil comentários, dos mais variados possíveis, e feitos por pessoas do mundo todo. Um perfil comentou em inglês, que nem tesouras na casa dele não conseguem fazer isso.
Outros comentam que é assim que a piranha realiza uma tecnologia automática de graça. Tiveram até comentários que lembraram do desenho "Os Flinstones", em que animais eram utilizados como ferramentas no dia a dia, nesse caso como cortador.