Saúde mental materna é tema de evento em Linhares no próximo dia 09 de maio

Encontro é organizado pelo Movimento Maternar; a participação é gratuita e as inscrições começam nesta segunda (08/04)

Saúde mental materna é tema de evento em Linhares no próximo dia 09 de maio
Um movimento em Linhares tem desenvolvido ações e chamado a atenção da população sobre a saúde mental materna. É o Movimento Maternar.  A ideia surgiu para dialogar sobre o bem-estar materno.

Uma pesquisa publicada na revista Veja, em janeiro de 2024, revela que 66% das mães classificam a própria saúde mental como péssima, ruim ou regular. Daí, a necessidade, cada vez mais, de abordagens sobre o tema. 

O Movimento Maternar é uma equipe formada por profissionais de Linhares com diferentes perfis e habilidades. Atualmente, o grupo conta com 37 integrantes entre homens e mulheres voluntários.

Segundo a idealizadora do movimento, a psicóloga Lorena Bassi Capucho, a equipe multidisciplinar é movida pelo desejo de construir um legado de promoção de bem-estar materno. "Nosso objetivo é produzir conhecimento e levar até a população através do nosso Instagram @movimentomaternar (conteúdos semanais), e também de eventos, sempre embasado em evidências científicas e pautado por princípios éticos”, explica a psicóloga.

Evento

Com o objetivo de sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna, o Movimento Maternar promove seu primeiro evento de 2024, abarcando a campanha Maio Furta-cor. A ação será realizada no dia 09 de Maio (5ª feira), às 18h30min, no Espaço de Eventos do Oriundi Supermercado. 

A participação é gratuita; basta se inscrever a partir da próxima segunda-feira (08/04) pelo WhatsApp (27) 99827-7787, da Clínica Espaço SER. As vagas são limitadas.

O evento será um encontro de mães, buscando, assim, diálogo sobre saúde mental materna. "Infelizmente, muitas vezes as mães vivem imersas em julgamentos, cobranças e sentimento de culpa, sentindo-se, assim, incapazes para vivenciar o seu maternar. Saiba que trabalhar suas emoções não é um sinal de fragilidade, mas sim de sabedoria. O apoio psicológico pode deixar sua maternidade mais leve, real e possível”, pontua a psicóloga Lorena.

A neurologista Daniella Azzari Campostrini afirma que a saúde mental materna é crucial porque afeta não apenas o bem-estar da mãe, mas também o desenvolvimento emocional e físico do bebê. 

"Mães com boa saúde mental estão mais aptas a proporcionar um ambiente estável e amoroso para seus filhos, influenciando positivamente sua saúde e desenvolvimento cognitivo. Além disso, a saúde mental materna está ligada à capacidade da mãe de se relacionar com seu filho, criar vínculos saudáveis e enfrentar os desafios da maternidade com resiliência”, explica a médica que também faz parte do Movimento Maternar.

Sobre o Maio Furta-cor

O Maio Furta-cor é uma campanha que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Seu objetivo é promover ações de conscientização em saúde mental materna baseadas em evidências científicas. 

Maio é o mês que se comemora o dia das mães, momento oportuno de discutir causas maternas. Furta-cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. No espectro da maternidade não é diferente. Nele cabem todas as cores.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA