A indústria elétrica emprega 174 mil pessoas em todo o Brasil, principal gerador e consumidor de energia. Estima-se setor de Energia vai empregar 17 mil técnicos nos próximos 3 anos, segundo informações do Mapa da Indústria. E as boas notícias não param por aí: segundo informações da Confederação Nacional da Indústria, o salário médio do técnico em Eletrotécnica é de R$ 4,060.87. E pensando neste mercado a Escola Técnica de Linhares (Cetec) está com matrículas abertas para o curso com início previsto para a segunda quinzena de fevereiro.
Os interessados devem comparecer à secretaria do Cetec, na Avenida João Felipe Calmon, 1186, no centro, ao lado do Hospital Rio Doce, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 21 horas, de segunda a sexta-feira. O curso de Eletrotécnica é um dos mais procurados e os interessados devem se apressar. O telefone de informações é o 3151 8888 ou o 27 99287 0855.
"Para ser um bom técnico em eletrotécnica, é preciso ser organizado, ter raciocínio lógico e grande capacidade de concentração. Também deve saber trabalhar em equipe, ter habilidades manuais para lidar com fios e conexões e resistência física para trabalhar em altura”, destaca o coordenador dos cursos da área industrial do Cetec, Cézar Bolonini.
Ele destaca que o profissional dessa área é responsável pela instalação, manutenção e testes de redes elétricas e de iluminação em prédios industriais. Ele também faz instalações e reparos em fios, eletrodutos, tomadas, quadros elétricos, disjuntores, motores, bombas, lâmpadas e sistemas de automação, entre outras atividades. "Os técnicos em Eletrotécnica podem trabalhar em construtoras e em vários ramos da indústria. Também podem trabalhar como autônomos ou em empresas de prestação de serviços de eletricidade industrial”, reforça.
Documentos para Matrícula
Os documentos necessários para a matrícula são: 02 fotos 3x4; RG, CPF e Título de Eleitor; histórico do ensino médio ou comprovante da escola que cursa o 3º. ano do ensino médio ou concluiu; comprovante de residência atualizado; certidão de nascimento ou casamento. Os cursos são compostos de três módulos cada um, com disciplinas alinhadas às perspectivas e demandas de mercado, num total de 1.200 horas, distribuídas entre atividades teóricas e práticas.
Mercado de trabalho
As organizações relacionadas aos segmentos eletroeletrônico, metalurgia, concessão de energia, construção civil, assistência técnica, telecomunicações, hospitais, bem como ramos afins, são opções de trabalho para o profissional em questão. Ele ainda pode atuar como consultor, trabalhando de maneira autônoma. Vale destacar que quanto mais qualificado ele for e estiver em busca de atualização constante, melhores serão as suas possibilidades de realização profissional e ganhos financeiros.
Faixa salarial
Os ganhos para o técnico em eletrotécnica podem superar a margem salarial de muitos profissionais graduados no ensino superior, já que pode ficar entre 4 mil e 5 mil reais. Todavia, esse valor pode sofrer reajuste com o tempo de serviço, cargo ocupado, experiência profissional e atualização em temas ligados ao segmento de atuação. Por isso, o recomendável é que o profissional busque a excelência, já que esse comportamento pode lhe render frutos positivos.