Os motoristas que trafegam pelas ruas de Linhares já vivem em clima de Big Brother. De acordo com a Prefeitura, as câmeras da central de videomonitoramento vão complementar a fiscalização de trânsito nas vias urbanas do município. Isto é, as multas poderão ser geradas por meio da análise das imagens flagradas pela Central. Agora, os agentes de trânsito da Prefeitura poderão flagrar infrações como uso do celular ao volante e falta do uso do cinto de segurança através das telas da central. O recurso tecnológico já está em vigor.
E não será por falta de imagens que os motoristas poderão ser multados. A Central de Videomonitoramento conta com 10 telas de parede e mais 20 telas de mesa que exibem o que acontece nas ruas em alta definição e com zoom que permite visualização a mil metros de distância. As câmeras giram em 360º na horizontal e em 90º na vertical, o que permite ao operador ver tudo o que acontece na região em que a câmera está instalada.
É bom mesmo o motorista ter a atenção redobrada. Senão, a conta das multas vai pesar no bolso. Dirigir falando ao celular ou com fones de ouvido conectados a aparelho de som, por exemplo, pode render multa de R$ 85,13 e a perda de 4 pontos na carteira de habilitação. Já dirigir sem o cinto de segurança custa um pouco mais caro: o motorista é penalizado em R$ 127 e 5 pontos na carteira.
A nova ferramenta de fiscalização, de acordo com a secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, está baseada na resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito, que entrou em vigor em junho do ano passado e que regulamenta a fiscalização por videomonitoramento. "Nosso Município é muito grande em extensão territorial e temos bairros grandes. Muitas vezes, os condutores cometem infrações por não ter um agente de trânsito próximo a ele. Agora, estaremos de olho em tudo o que acontece em todos os pontos em que as câmeras estão instaladas”, justificou o secretário da pasta, Edval Santana.
A nova ferramenta já está em vigor e irá auxiliar os agentes de trânsito da Prefeitura.
Educação no trânsito reduziu aplicação de multas
De acordo com o Departamento de Trânsito da Prefeitura de Linhares houve uma redução de 57% da aplicação de multas no município no ano passado. Em 2015, os agentes de trânsito notificaram 3.339 infrações de janeiro a dezembro, mais de 4 mil multas a menos que no ano anterior. Segundo o Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Edval Santana, a redução nas multas está associada a ações de educação e conscientização no trânsito que foi municipalizado em 2013.
Em 2014, as infrações mais flagradas pelos agentes e que resultaram em multas foram a falta do uso de cinto de segurança, estacionamento irregular e o uso do aparelho de celular com o veículo em movimento. Durante todo o ano de 2014, essas infrações lideravam o ranking mensal de multas. A falta do uso de cinto segurança, por exemplo, chegou a mais de 50% do total de multas aplicadas em alguns meses. No total, 7.688 multas foram aplicadas naquele ano.