A Justiça Eleitoral continua com a convocação dos mesários do Espírito Santo para trabalhar nas eleições 2024. O chamamento é feito apenas por e-mail e SMS, ou seja, por meios eletrônicos. Não há envio de cartas para chamar esses colaboradores.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), os cerca de 39 mil mesários e os outros milhares de eleitores que desempenharão outras funções nessas eleições serão nomeados até o dia 7 de agosto.
Depois desta data, outros eleitores ainda poderão ser nomeados em caso de substituição ou necessidade da Justiça Eleitoral.
Convocação eletrônica
Desde 2020, o TRE-ES faz a notificação dos convocados por meio eletrônico, via e-mail ou mensagem de texto SMS, que substituiu as cartas enviadas nas eleições anteriores. Veja abaixo um exemplo de como será a mensagem enviada:
Na mensagem, o TRE-ES enviará aos eleitores convocados um código de verificação que deverá ser informado em uma área específica do site do tribunal e que dará acesso às informações sobre aquela convocação: data, horário e local de trabalho e treinamento.
O TRE-ES explicou, no entanto, que, por questões de segurança, não serão enviados links no corpo da mensagem e que o eleitor convocado deverá acessar o endereço do site direto pelo navegador.