Moradora de Linhares, Geiza pode assumir como deputada federal

Geiza Pinheiro Quaresma é a primeira suplente dos deputados federais Helder Salomão e Jack Rocha

Moradora de Linhares, Geiza pode assumir como deputada federal
A servidora da área de saúde Geiza Pinheiro Quaresma (PCdoB), que mora há muitos anos em Linhares, pode assumir o cargo de deputada federal. Ela é a primeira suplente dos deputados federais Helder Salomão e Jack Rocha, ambos do PT, e exercerá o mandato caso um deles se licencie, por exemplo, para fazer parte do governo federal ou estadual.

A atual legislatura segue até 31 de janeiro de 2027. Nas eleições de 2022, disputando pela federação PCdoB, PT e PV,  Helder Salomão foi o candidato a deputado federal mais votado do Espírito Santo, com 120.337 votos. A segunda vaga da federação ficou com Jack Rocha, que recebeu  51.317 votos, e a primeira suplência foi para Geiza Pinheiro, que somou 7.010 votos.

Servidora estadual há muitos anos, Geiza tem forte atuação na área da saúde e no sindicato da categoria. Milita há décadas em partidos de esquerda, participa de conselhos como o da mulher e concluiu as faculdades de Administração e Direito. Nasceu em 1968, em Joaima, cidade mineira de 14 mil habitantes da região Jequitinhonha.

Cresceu em Ecoporanga, no noroeste capixaba. O município possui cerca de 23 mil moradores e faz divisa com Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Nova Venécia, Mucurici e Ponto Belo, no Espírito Santo, e Nanuque, Carlos Chagas e Ataléia, em Minas Gerais. Deu na cidade os primeiros passos de sua trajetória.

Entretanto, a atuação profissional e a militância política ganharam força já na fase adulta, morando em Linhares. Ela compõe a diretoria do SindSaúde desde 2003 e chegou à presidência em 2018. É uma das principais lideranças de um sindicato que representa os profissionais de saúde dos 78 municípios capixabas.

Geiza se destaca em conselhos de saúde e da mulher e já disputou várias eleições, para deputada estadual e vereadora, até buscar a câmara dos deputados em 2022. É dirigente estadual do PCdoB e defende bandeiras importantes – em defesa das mulheres negras, do pagamento do piso da enfermagem e pelos direitos dos trabalhadores, entre outras.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA