Mesmo com a troca do secretário de saúde o problema continua
Saturday, 14 de June de 2014
Pais que procuram atendimento médico para os seus filhos hoje, Sábado (14), no Hospital Geral de Linhares (HGL), no bairro Araçá, tiveram que voltar para casa. Não existia placa afixada na frente da instituição hospitalar informando que não havia médico pediatra de plantão, como acontece normalmente. A informação era repassada por funcionários da unidade hospitalar.
Foi o que aconteceu com a dona de casa Eliane Brito da Silva, que saiu de Povoação, para buscar atendimento para o filho Ítalo, de 06 anos. Ela procurou o HGL no início da tarde de hoje porque o filho está com sintomas de alergia e com dificuldades de respirar conforme relatou à nossa reportagem. "Chegamos aqui e damos com a porta na cara. Fomos informados na recepção que não tem pediatra para atender hoje”, relatou.
A cena também se repetiu para Joilson dos Santos Costa, morador do bairro Interlagos. O filho Murilo, de 04 anos, está com febre alta e também recebeu a informação de que não existe médico pediatra no HGL neste sábado. Ele tentou falar com algum responsável pelos atendimentos ou com alguém da diretoria, mas a resposta é sempre a mesma: "não há ninguém para atendê-lo”, disse uma funcionária, de acordo com Joilson.
Nem mesmo a troca do secretário de saúde amenizou a situação. A falta de pediatras no pronto-socorro infantil é quase que uma rotina. Recentemente o prefeito de Linhares, Nozinho Corrêa, anunciou o novo secretário de saúde, o enfermeiro Arykerne Tonini, que substituiu o médico Edilson Souza Rocha, que deixou o governo em meio a uma crise no setor. Nem secretário novo, e nem os investimentos também divulgados pela Prefeitura, via Governo do Estado, recentemente conseguiram dar o fôlego que o HGL precisa.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, os investimentos serão para custeio de serviços de urgência e emergência. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Arykerne de Mello Tonini, a verba veio em momento oportuno. "Estamos em fase de reestruturação do HGL e esse recurso veio ao encontro desta necessidade. Vamos aumentar o número de leitos e potencializar o atendimento da urgência e emergência do hospital", comemorou, na época o secretário. A verba, que totaliza R$ 29 milhões para o Espírito Santo, foi liberada pelo Governo Federal, conforme anúncio feito pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. A Prefeitura não informou quanto deste montante está sendo investido no HGL.
Enquanto o secretário comemora os investimentos, a situação crônica de pais revoltados pela falta de médicos continua, como na tarde deste Sábado, onde a superlotação e a revolta pela ausência de pediatras no hospital eram nítidos a quem passava na frente do HGL.
O que diz a Prefeitura sobre a falta de médicos
A Prefeitura emitiu a seguinte Nota para explicar a falta de pediatras no HGL: "A Secretaria de Saúde informa que está revendo a escala de plantão de fim de semana dos pediatras do Hospital Geral de Linhares em busca de solucionar a questão".
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
Aconteceu, ta no site!