A Brametal, empresa brasileira com quase 50 anos de atuação no mercado geração, transmissão e distribuição de energia, apresentou, durante a Intersolar South America, maior evento da América Latina para a indústria solar, que aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), de 27 de agosto até essa quinta (29), as novas tecnologias, soluções e serviços para usinas solares, no sentido de ampliar os projetos fotovoltaicos no País, tanto na geração distribuída quanto na geração centralizada.
Com duas modernas unidades fabris, localizadas em Linhares (ES) e Criciúma (SC), a Brametal aposta no incremento tecnológico e novas soluções para alavancar ainda mais os negócios no mercado, ampliar a eficiência e rentabilidade dos projetos e elevar o desempenho das usinas fotovoltaicas.
Uma das novidades é o HexaTracker, uma solução de seguidor solar que é projetado de acordo com a necessidade das usinas. Esta solução é adaptável a todos módulos de mercado, adequado para os diferentes desafios topográficos, com grandes diferenciais quanto ao processo de montagem.
A tecnologia possui acionamento com Motor DC e pode funcionar com ou sem conjunto de bateria, além de contar com comunicação wireless (Zigbee), não necessitando de infraestrutura elétrica para sua instalação em campo.
Outro destaque é o sistema de monitoramento em tempo real do HexaTracker, que garante agilidade e precisão na informação para a melhor eficiência dos sistemas solares em operação. Um grande diferencial das soluções da Brametal é o sistema de pós-venda altamente estruturado, com garantia de disponibilidade operacional e maior eficiência na geração.
Segundo Gilcimar Saraiva Nogueira, gerente de Unidade de Negócio Solar da Brametal, o desenvolvimento permanente de soluções e novas tecnologias fazem parte do DNA da empresa, que busca inovação, tecnologia e sustentabilidade. "Como somos uma companhia nacional, com décadas de atuação e consolidação no mercado, mantemos uma relação muito próxima e de confiança com nossos clientes, oferecendo rentabilidade e alto nível de excelência nos produtos e serviços, bem como atendimento técnico e especializado em todo o território nacional”, explica Nogueira.
Sobre a Brametal
Fundada no Brasil em 1975 na cidade de Criciúma, em Santa Catarina, pelo engenheiro Ayrton Egídio de Mattos Brandão, a Brametal foi inicialmente criada para atender ao mercado de construção civil e construiu sua história e valores a partir das atitudes empreendedoras do seu idealizador e depois do seu filho, o engenheiro Ricardo Minatto Brandão.
Atualmente, a empresa é considerada a maior fabricante das Américas para a fabricação de estruturas metálicas para geração de energia solar fotovoltaica e transmissão e distribuição de energia. Também oferece soluções para os setores de telecomunicação, galvanização e serviços de Engenharia.
Possui duas modernas unidades fabris, localizadas em Linhares/ES e Criciúma/SC, para produção de Torres Treliçadas, Torres Metálicas Monotubulares (postes metálicos), colunas, vigas e suportes para Subestação e Suportes para Módulos Fotovoltaicos para Energia Solar.
Em Linhares/ES, conta com uma unidade verticalizada para produção de estruturas metálicas para Energia Solar, 100% brasileira, em fase de expansão da capacidade para 1,5 gigawatt (GW) de trackers por ano, com possibilidade de dobrar a capacidade de fabricação para 3GW no médio prazo.