Estiagem na região leva Corpo de Bombeiros alertar para os cuidados sobre incêndios em Linhares

Este ano, já foram 94 atendimentos, bem superior à média anual de 60 ocorrências

Estiagem na região leva Corpo de Bombeiros alertar para os cuidados sobre incêndios em Linhares
Com o período longo de estiagem na região, o Segundo Batalhão Bombeiro Militar (2º BBM), em Linhares, alerta para o aumento no número de ocorrências de incêndio em vegetação. Este ano, de janeiro a junho, já foram 94 atendimentos, bem superior à média anual de ocorrências que é de 60, e mais que o dobro do que foi registrado em 2023, quando os bombeiros militares atenderam 41 chamados dessa natureza. 

O tenente coronel Cristiano Sartório, comandante do 2º BBM, chama a atenção da população para os cuidados. "É notório que estamos passando por um período de estiagem. Sugiro a todos que se preocupem com os respectivos patrimônios que possam ser danificados por incêndio em vegetação devido à propagação para edificação e/ou equipamentos”, orienta. 

Os bombeiros militares recomendam alguns cuidados:

-Efetuar aceiros ao redor de edificações (residenciais, comerciais, industriais); 

-Não deixar vegetação alta ao redor de equipamentos, tanques de combustíveis, depósitos de materiais combustíveis, edificações, madeiras estocadas, pilhas de cavacos de madeiras, secadores de café e/ou outro produto agrícola, veículos;

-Não estacionar veículos (máquinas, automóveis, caminhões, carretas) sobre vegetação rasteira; 

-Efetuar aceiros ao redor das matas, plantações, pastos, cercas das propriedades, estruturas feitas em madeiras ou similar.

-Orientar sobre o perigo dos fogos de artifícios no período de estiagem;

-Não efetuar queimadas para limpeza de terreno nesse período (propriedade rural, limpeza de lotes).

Conforme ainda os bombeiros, quem tiver secador de café e/ou outro equipamento similar deve fazer um sistema que possa jogar água (pressão e vazão) para controlar as chamas no início da eclosão do incêndio.  Também deve se atentar para isolar o acumulo das palhas/pós dos locais que possam gerar algum agente ígneo (faíscas).
 
Código de Posturas

O Departamento de Fiscalização de Obras e Postura, da Prefeitura de Linhares, informa que queimar ou fazer queimadas nos próprios quintais ou em plantações empresariais, de quaisquer corpos, em quantidade capaz de molestar a vizinhança ou a comunidade é crime, conforme o Código de Posturas do Município.

Pontua, ainda, que o Município realiza, diariamente, a fiscalização e conta com apoio dos moradores para denunciar situações como estas na Ouvidoria Municipal em ouvidoria@linhares.es.gov.br, 27 3372-6808 ou 0800 283 7585 ou no Departamento de Fiscalização de Obras e Postura 27 98103-0822.

O diretor de fiscalização Laurindo Charles explica que se o morador for flagrado jogando lixo é notificado e caso não retire de imediato os resíduos recebe um auto de infração. "O proprietário do lote, nesse caso, também é notificado, por abandono, haja vista que todo lote, conforme o Código de Postura precisa estar cercado e limpo, fato que não justifica também o morador jogar fazer o descarte de forma irregular”, esclarece.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA