Desde abril deste ano, os 40 idosos do Lar Abrigo de Luz, localizado no bairro Interlagos, em Linhares, vêm contando com uma ajuda a mais para se manterem bem durante o dia a dia. Isso porque, naquele mês, começaram os atendimentos do grupo de voluntários do projeto "Vovô Mais Saudável”.
O objetivo é atuar na prevenção de doenças, tanto as de ordem física quanto as psicológicas. Atualmente, 15 profissionais, entre médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros, dedicam parte de seu tempo para prestar assistência aos senhores e senhoras do lar. "Buscamos oferecer cuidados com a saúde física e mental, através de acompanhamento com uma equipe multidisciplinar. Temos observado que os que aderem aos tratamentos propostos nos aguardam mais desejosos em dar continuidade aos mesmos”, contam as voluntárias Caliandra Pieri e Marcilene Lubiana.
Por se tratar de um trabalho voluntário, toda ajuda é bem-vinda, até porque, o grupo tem o desejo de ampliar os atendimentos – que atualmente acontecem uma vez por mês. "Mas para que isto aconteça é necessário ter uma equipe com profissionais das mais diversas áreas, pois atualmente os atendimentos, principalmente os médicos, estão sendo concentrados nos idosos que mais necessitam no dia da visita, devido à carência de profissionais”, relatam as voluntárias.
Quem pode ajudar
Além de formação na área, o voluntário precisa ter vontade, comprometimento, responsabilidade e muito amor e carinho para dar aos vovôs, afinal, muitos deles também sofrem com a ausência de vínculos familiares. Porém, caso o profissional não tenha tempo para se deslocar até o abrigo, pode atuar de forma voluntária em sua clínica ou consultório, já que existe a possibilidade de o idoso ser conduzido até este local.
Profissionais de to- das as áreas da saúde podem atuar no projeto. Mais informações pelo telefone 99922-9144. Confira, a seguir, um resumo das especialidades mais demandadas no projeto: Médicos: especialistas de todas as áreas, em especial cardiologia, neurologia e pneumologia; Fisioterapeutas: área de maior carência do projeto. Voluntários farão fisioterapia respiratória com os idosos; Psicólogos: precisam ter disponibilidade para fazer trabalhos mais frequentes e individualizados; Fonoaudiólogos; Dentistas: em especial os especialistas em prótese.
Vovô Mais Saudável
O "Vovô Mais Saudável” está integrado ao projeto "Adote um Vovô”, que realiza diversas ações em prol dos idosos do abrigo, como campanhas de arrecadação de fraldas geriátricas, roupas, agasalhos, itens de higiene pessoal, entre outros. Mais informações sobre o projeto no Instagram @adoteumvovo