A Prefeitura de Linhares, por meio da fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente autuou e intimou uma empresa do município por descarte de material em local inapropriado. A secretaria recebeu denúncia sobre um amontoado de cartuchos de toner, utilizados em impressoras, jogados num terreno baldio no bairro Três Barras. Embora o material seja atóxico, ou seja, não venenoso para o manuseio humano, ele pode prejudicar a saúde de quem passe pelo local e aspire o pó de toner ou ainda, em contato com as águas das chuvas prejudique ambientes hídricos, como rios ou lagoas.
Os profissionais constataram o fato, identificaram a empresa responsável pelos equipamentos, autuou e intimou seus responsáveis. "Esse material é tóxico para o meio ambiente, não pode ser descartado de qualquer maneira e há uma legislação a ser cumprida neste mérito", explicou Jamara Silva, diretora do Departamento de Controle Ambiental da Prefeitura de Linhares.
Segundo Jamara a empresa foi notificada a recolher todo material flagrado, bem como dar a correta destinação para o mesmo, sob pena de pagar multa de aproximadamente R$ 2 mil, caso não proceda com o que foi estabelecido. "A empresa foi autuada e intimada a retirar imediatamente os resíduos do local, dar a destinação ambientalmente adequada e apresentar relatório fotográfico do local já devidamente limpo", finalizou.
Denúncias sobre descarte irregular de materiais pode ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, situada na Rua Augusto Calmon, nº 1.150 - Centro, pelo telefone 3372-2067 ou ainda pelo site oficial da Prefeitura de Linhares (www.linhares.es.gov.br - Fale Conosco).