Alunos das escolas municipais de Linhares receberão a visita de escritor

O Espírito Santo será o primeiro estado a receber a visita do autor do projeto de educação ambiental, Coleção Douradinho. Estaremos levando o Projeto para Linhares

Alunos das escolas municipais de Linhares receberão a visita de escritor
Autor do projeto Coleção Douradinho, visitará escolas no ES

Na véspera do Dia Mundial da Água (21), o   escritor infanto-juvenil Thiago Cascabulho e a educadora ambiental Laura Amorim lançaram o  tradicional manifesto anual da Escola Douradinho - movimento nacional de educação ambiental por meio da literatura em defesas das águas - que em 2025 completa 23 anos de estrada e conta com novidades.
Além do lançamento das versões atualizadas do Projeto Douradinho e da iniciativa Abraça o Mar, voltados para escolas do Ensino Fundamental I, foi lançado o projeto Coleção Douradinho, que consiste na união destes longevos programas de educação ambiental adaptada para um novo público: crianças da educação infantil ou que estejam nos primeiros anos do processo de alfabetização, entre 5 e 8 anos de idade. E já tem data marcada para visitar escolas de Aracruz, Serra,Vitória,  São Mateus e Linhares para 2025.E para 2026 o projeto segue para mais oito cidades do estado do Espírito Santo.
"Todos os anos os pequenininhos sempre entravam como ‘penetras’ nas nossas ações, com as professoras adaptando meus livros para eles. Agora as minhas obras ‘Amiga Lata, Amigo Rio’ e ’Lua, Colar, Coral, Mar’ ganharam suas versões para a primeira infância, também com belíssimas ilustrações do Estúdio Rebimboca, pra nos ajudar a iniciar cada vez mais cedo a conscientização ambiental das famílias”, conta Thiago.
Os três projetos baseiam-se no conceito de trimembração do indivíduo, da pedagogia Waldorf, estimulando que estudantes e educadoras SINTAM, PENSEM e AJAM em defesa das águas. Um extenso material pedagógico, composto por vídeos, cartilhas, desenhos animados, e até cursos EAD voltados para professoras, se encontra disponibilizado nos sites dos projetos.
"A literatura é a porta de entrada para o sentir, que cria a conexão entre leitores, personagens e os temas que serão estudados ou debatidos em rodas de conversa. Depois desse pensar, de trazer para a realidade de cada local, convocamos a comunidade escolar para a realização de alguma ação de impacto. E todos os anos somos surpreendidos com a quantidade e qualidade dos trabalhos que são desenvolvidos”, conta Laura Amorim,  educadora ambiental dos projetos.
Os três projetos serão realizados presencialmente em 20 cidades de 5 estados, que receberão exemplares dos livros e das cartilhas pedagógicas, palestras de formação online para educadoras e, também, a visita do autor Thiago Cascabulho. No entanto, docentes de qualquer região do Brasil poderão acessar os sites e realizar o download do material pedagógico, gratuitamente, possibilitando que o material dos projetos seja trabalhado com suas turmas. Ao concluir o curso EAD de cada projeto, a educadora recebe por email um certificado de 08 horas autenticado pela Pedagogia Pela Liberdade (PPL).
Instagram: @escola_douradinho www.colecaodouradinho.com.br

Sobre o projeto Coleção Douradinho  
Coleção Douradinho é um programa de incentivo à leitura e educação ambiental em defesa das águas, voltado para estudantes de 05 a 08 anos, que em 2025 e 2026 recebe patrocínio da Transportadora Associada de Gás - TAG e do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e vai distribuir  2.700 exemplares dos livros "Amiga Lata, Amigo Rio – 1ª Infância” e "Lua, Colar, Coral, Mar – 1ª Infância” e realizar 130 encontros com o autor em 13 cidades do ES.
Para saber mais sobre a TAG, acesse: www.ntag.com.br
Site com lançamento dia 21 de março: www.colecaodouradinho. com.br




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA