Linhares terá Plano Municipal pela Primeira Infância

PMPI já foi analisado e aprovado pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente

Linhares terá Plano Municipal pela Primeira Infância
O município de Linhares está cada vez mais perto de ter um instrumento de política pública que estabelece as diretrizes, objetivos e metas de garantia dos direitos das crianças linharenses de zero a seis anos de idade para os próximos dez anos.

A Prefeitura de Linhares, por meio da comissão municipal de elaboração do Plano pela Primeira Infância, enviará, em breve, a proposta do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), para análise e aprovação da Câmara Municipal de Linhares. O PMPI já foi analisado e aprovado pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Linhares.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, recebeu em seu gabinete  Jorcélia Gomes Maria Martins (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), Mônica Buffon das Virgens (Secretaria de Assistência Social), Vanessa Margon e Marcela Ruy Santana (Secretaria de Educação), para dialogar sobre a implantação do plano.

O PMPI foi construído em um processo democrático e participativo, com o envolvimento das diferentes secretarias da administração municipal, sociedade civil, crianças, ou seja, contribuições colhidas de todos os atores responsáveis pela proteção e garantia de direitos, como também os Conselhos de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O prefeito Bruno Marianelli destacou que é fundamental a participação das famílias, de todas as políticas públicas e entidades ligadas à proteção dos direitos das crianças para a consolidação efetiva de um documento que assegure direitos e que reflita as necessidades e desafios da infância.

"Reconhecemos o quanto a primeira infância é importante para a sociedade, e a cidade de Linhares tem dialogado sobre o tema para implantar definitivamente um plano que priorize essa fase da vida", reforçou o prefeito.

Para  Vanessa Margon Machado Magalhães , da Secretaria Municipal de Saúde, a construção democrática do PMPI  é a confirmação de uma decisão do município de Linhares em colocar as crianças como prioridade na cidade.

"Falamos sempre que elas são o futuro do país, porém, para que isso aconteça, precisamos do cuidado integral com as crianças desde já, em todos os espaços: junto às famílias, nas instituições, na cidade. Esperamos que as ações resultantes do PMPI ampliem e qualifiquem, cada vez mais, a atenção com as crianças", reforçou.

Uma das representantes da Comissão Intersetorial do PMPI, a servidora da Secretaria de Assistência Social (Semas) Mônica Buffon das Virgens, explicou que as escutas e opiniões foram compiladas para construção de um PMPI capaz de atender as demandas da primeira infância. "A elaboração do documento marca a priorização de ações de forma intersetorial no município para assegurar os direitos das crianças de zero a seis anos", ressalta.

Parceria

O PMPI é fruto de uma parceria da Prefeitura de Linhares e a Avante/Petrobras realizada através de um Acordo de Cooperação. O plano municipal seguirá as diretrizes do Plano Nacional da Primeira Infância (PNPI/2020-2030) e tem validade pelos próximos dez anos. Ele vai apontar os caminhos técnicos e políticos para a ação efetiva do Estado pela garantia de direitos das crianças de zero a seis anos.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA