Mais de 2.500 internos do sistema prisional capixaba serão beneficiados com a saída temporária, a chamada "saidinha", no período do Natal no Espírito Santo. As "saidinhas" são benefícios concedidos somente aos detentos em regime semiaberto, dependendo também do estágio de cumprimento da pena, e são ofertados em cinco períodos do ano, de forma escalonada e definidas pelas varas de execução penal.
De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Justiça, 2.531 presos do regime semiaberto foram selecionados para a saída temporária de Natal. O número, no entanto, pode aumentar, considerando decisões do Poder Judiciário. Apesar de a saída temporária usar como referência o período o Natal, os internos começaram a ser liberados ainda no mês de novembro, segundo a Sejus.
Ainda conforme a Sejus, os 2.500 internos não foram ou serão liberados de uma só vez. As datas são estabelecidas pelo Poder Judiciário. Conforme estabelecido na Lei de Execução Penal, o detento deve retornar à unidade prisional de origem no prazo de sete dias.
A Sejus informou que 3.203 custodiados do regime semiaberto foram beneficiados com a saída temporária durante o mês de dezembro do ano passado. Deste total, 112 não retornaram. Em todo o Brasil, no mesmo período, a saída temporária beneficiou mais de 52 mil presos no país. 95% deles retornaram à prisão.