Sistema prisional realiza atividades educacionais com festa cultural e sarau literário

Os internos participantes são alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Sistema prisional realiza atividades educacionais com festa cultural e sarau literário
Nessa quarta-feira (26), unidades prisionais do Estado realizaram atividades educacionais organizadas pelas escolas inseridas na Penitenciária Regional de Linhares (PRL) e Penitenciária Estadual de Vila Velha 3 (PEVV3). Uma festa cultural e um sarau literário foram desenvolvidos pelo corpo pedagógico e professores das respectivas unidades prisionais. Os internos participantes são alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em Linhares, a alegria, o colorido e a poesia das festas populares retratadas nas telas do artista ítalo-brasileiro Alfredo Volpi serviram de inspiração para a escola desenvolver as atividades na programação junina deste ano. Todas as turmas e também os professores realizaram trabalhos com releituras de algumas das principais obras do artista.

O evento aconteceu em dois turnos e foi transmitido, ao vivo, pela Rádio PRL, meio de comunicação instalado dentro da penitenciária. Os internos alunos desenvolveram várias apresentações culturais, como danças, coreografias, show de talentos e pescarias. O evento também contou com comidas típicas.

"A atividade buscou desenvolver práticas permeadas pela valorização dos aspectos históricos socioculturais do festejo popular, associada ao projeto pedagógico da escola que envolveu diversas áreas de conhecimento. Por meio de estratégias simples, possibilitamos maior aproveitamento das atividades por parte dos estudantes e aumentamos a motivação de todos os envolvidos no projeto”, destacou a pedagoga da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Manoel Abreu, Gilcélia Santos Guimarães.

Sarau Literário

Na Penitenciária Estadual de Vila Velha 3 (PEVV3), alunos internos da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cora Coralina, participaram do Sarau literário "Entre as linhas do Brasil”, organizado pelo corpo docente da unidade.

O evento teve como objetivo resgatar a memória do Dia do Livro, comemorado em 23 de abril, quando alguns escritores brasileiros e suas obras foram destacados em sala de aula, com atividades diversas de leitura, escrita e interpretação de texto. Entre os livros, estão: "Sitio do Pica Pau Amarelo”, de Monteiro Lobato e "Olhos D'água”, de Conceição Evaristo. Textos e poemas também fizeram parte dos trabalhos.

"Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar para a escola, servidores penitenciários e familiares, tudo o que eles aprenderam ao longo desses meses. Eles puderam conhecer a história de vida e obras renomadas desses autores. A atividade foi elaborada como um incentivo à criatividade e ao espírito de equipe. Dessa forma, o projeto desenvolveu a importância da literatura brasileira e promoveu um momento de reflexão durante toda a apresentação”, disse a professora de língua portuguesa, Laura Evangelista.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA