Os atletas-estudantes capixabas bateram recorde de medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) Sub-14, realizado em Recife (PE), até a última quinta-feira (4). Desde quando os Jeb's começaram a ser realizados no formato atual, esta é a melhor participação capixaba, com 69 medalhas. Foram 21 ouros, 20 pratas e 28 bronzes.
O atletismo adaptado se destacou como a modalidade que mais rendeu medalhas ao Espírito Santo este ano. Em Recife, foram 12, quatro ouros, quatro pratas e quatro bronzes. Além disso, o Estado foi o campeão geral feminino por equipe.
A atleta Ana Elizia Geraldino dos Santos, da Escola Estadual Professora Regina Banhos Paixão, de Linhares, é bicampeã da modalidade foram quatro provas e quatro medalhas, sendo dois ouros e duas pratas.
Ao todo já são sete medalhas em dois anos consecutivos no Jebs. Ana conquistou ainda, junto ao técnico, Roque Marinato, a convocação para os Jogos Sul- -Americanos Escolares, que acontecerão na Colômbia, e a vaga para a ISF Gymnasiade Sub-15, a maior competição escolar do mundo, que será realizada em 2025 na Sérvia.
Embora seja atleta paralímpica, Ana Elizia também se destaca no atletismo convencional, é a atual campeã dos Jogos Escolares do Espírito Santo e detentora de recordes estaduais.