Prazo para negociação de débitos federais termina dia 30 de dezembro

Carlos de Souza Advogados

Friday, 30 de December de 2022

comentários

As modalidades de negociação de débitos federais inscritos em dívida ativa estão em vigor até o dia 30 de dezembro de 2022.

Portanto, as pessoas físicas e jurídicas interessadas devem se antecipar para evitar a correria de última hora. A depender da modalidade escolhida, é necessário incluir no sistema disponibilizado pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) informações sobre faturamento, admissão, suspensão e demissão de empregados, além de outras solicitadas em formulário próprio.

As transações tributárias permitem variadas formas de negociação, algumas com descontos de juros, multa e encargos legais, além do parcelamento alongado. Também é possível a utilização de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL.

Há previsão de uso de precatórios e créditos reconhecidos pelo Poder Judiciário, com trânsito em julgado para quitação de dívidas federais. Enfim, é necessário analisar a legislação vigente e verificar aquela que melhor se adapta ao perfil da empresa e sua capacidade para pagamento. Certo é que, na busca pela regularidade fiscal, as transações se mostraram muito eficientes. Tanto para os contribuintes, que puderam aproveitar descontos e parcelamentos alongados, como para a União, que obteve sucesso na arrecadação.

Assim, contribuintes que dependem da regularidade fiscal para o exercício de suas atividades, como as empresas optantes do Simples Nacional, podem simular as negociações e aderir àquela que melhor se adapte ao seu perfil e sua capacidade financeira. As empresas do Simples Nacional devem comprovar que não possuem débitos para continuarem ou aderirem ao regime.

O alerta é para que os contribuintes busquem as negociações o quanto antes para não terem problemas com a emissão de guias ou congestionamento do sistema.

Mariana Martins Barros é advogada tributária, sócia coordenadora da área tributária do Escritório Carlos de Souza Advogados e membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/ES.

Foto: Freepik

http://www.carlosdesouza.com.br

compaRTILHE ESSA NOtícia

comentários